sábado, 13 de setembro de 2014

Biscoitos de quinoa e mel

Estes biscoitos surgiram do acaso, como muitas das coisas boas que nos acontecem na vida!  O facto de me ter sido diagnosticada intolerância ao glúten e adorar biscoitos (sim, mais do  que bolos ou gelados, aquele crocante do biscoito é o que sinto mais falta!), bem como, num  domingo à tarde, ter retirado da dispensa, um pouco aleatoriamente, os restos de aveia, que  costumo usar nos pequenos-almoços, e quinoa, que utilizo para complementar saladas, e ter decidido experimentar criar uns biscoitos simples, que poderiam ser feitos com farinha dita “normal”. Assim, sem grande justificação, apareceram estes biscoitos de quinoa, adoçados apenas com mel. Deliciem-se sem culpas e sem glúten!


Ingredientes:

- 100g de quinoa
- 1 pitada de sal
- 100g de manteiga
- 6 colheres de sopa de mel
- 1 ovo 


Preparação:

1 – Numa trituradora ou na bimby, colocar a aveia e a quinoa e triturar até ficar em pó, 
transformando-se em farinha.

2 – Colocar a farinha de aveia e quinoa num recipiente, juntamente com o sal.

3 – Noutro recipiente, com uma colher, misturar a manteiga, previamente semi-aquecida no micro-ondas, o mel e o ovo. Envolver bem.

2 – Juntar as farinhas e misturar bem.

4 – Levar ao frigorífico durante 1 hora de forma a que a massa fique firme, tapando com papel de cozinha transparente o recipiente, para que a massa não entre em contacto com outros alimentos que estejam no frigorífico. 

5 – Passado uma hora, colocar papel vegetal nas placas do forno e moldar as suas bolachas. Podem ser redondas, como as minhas, ou qualquer outra forma que desejar.

7 – Levar ao forno a 180o durante 20/25 minutos.


Bom apetite!:)                                             [Inês]

4 comentários:

  1. e eu vou experimentar estas bolachinhas! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam mesmo muito boas, até a mim me surpreendeu! muito melhores que quaisquer bolachas já compradas :) E podem-se fazer alterações a partir daqui, colocar um pouco de chocolate, uvas passas.. o que se quiser :) beijinhos

      Eliminar
  2. Boa! Também já fiz umas bolachas sem glúten, mas usando farinha de mandioca. Também ficam ótimas, deixo aqui a receita:
    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/08/broinhas-sem-gluten.html

    ResponderEliminar