quarta-feira, 14 de maio de 2014

Lasanha vegetariana sem glúten

Outra versão de lasanha vegetariana totalmente sem glúten, ideal para convencer quem não acredita que a comida vegetariana pode ser deliciosa :)




Ingredientes:
- 1 cebola picada
- 8 tomates pequeninos maduros
- 4 dentes de alho
- 1 colher de chá de açúcar
- Sal
- 1 courgete 300g em cubos
- 300g abóbora cortada em cubos
- Queijo fresco Light 300g
- Mozzarela ralada
- Espinafres 50g
- Pesto caseiro (5 nozes inteiras, azeite, 1 dente de alho, várias folhas de manjericão e sal)



Preparação:
1 – Começar por cozinhar o molho de tomate. Numa panela, colocar a cebola e quando a mesma estiver dourada, juntar os tomates (se possível sem pele), 1 colher de sopa de açúcar e sal. Deixar cozinhar em lume brando durante 20 minutos.
2 – Numa frigideira colocar o alho, a courgette e abóbora. Os legumes devem ser cortados em pedacinhos pequenos para que cozinhem bem. Cozinhar durante cerca de 15/20 minutos em lume médio/brando com uma pitada de sal e pimenta.
3 – Enquanto se espera, aproveita-se o tempo para fazer o molho pesto. É necessário uma trituradora, onde terá de colocar azeite, 5 nozes, 1 dente de alho, folhas de manjericão e sal. Triturar e provar. Se achar muito líquido, coloque mais nozes. Se achar com muito sabor a alho, coloque mais azeite. É uma questão de tentativa erro até encontrar o sabor que gosta mais. Guarde as sobras para os dias seguintes. Dura pelo menos 3 semanas no frigorífico.
4 – Juntar o pesto caseiro ao queijo fresco e aos espinafres numa taça.
5 – Juntar o molho de tomate aos legumes e deixar cozinhar durante mais 10 minutos.
6 – Colocar tudo por camadas num recipiente para levar ao forno: primeiro unte a base com molho de tomate, depois coloque uma camada de massa da lasanha a cobrir o recipiente todo (não se preocupe se as folhas de massa se sobrepuserem um pouco). Seguidamente, colocar a mistura do pesto e, no final, os legumes com o molho de tomate. Repetir as camadas 2 ou 3 vezes e no final termine com o resto do molho de tomate, queijo mozzarela e pão ralado sem glúten por cima, de forma a dar um toque crocante à lasanha.
7 –Pré-aquecer o forno a 200ºC e colocar no forno durante 30 minutos.

Bom apetite!                                                                                                                     [Inês]

Sem comentários:

Enviar um comentário